Como se dá a incorporação?

Podemos nos comunicar com outros Espíritos?
Sim. Todos somos Espíritos vivendo em planos diferentes da vida e estamos mergulhados na atmosfera fluídica que nos rodeia e serve de elemento de contato. Portanto, podemos nos comunicar com o mundo espiritual freqüentemente, seja através da mediunidade ostensiva consciente, dos fenômenos inconscien­tes, das preces ou intuições que recebemos constantemente do mundo espiritual.

Existe a incorporação de Espíritos?
No sentido semântico do termo não existe incorporação, pois nenhum Espírito conseguiria tomar o corpo de outra pessoa, assumindo o lugar da sua Alma. O que ocorre é que o médium e o Espírito se comuni­cam de perispírito a perispírito, ou seja mente a mente, dando a impressão de que o médium está incor­porado. Na mediunidade equilibrada, o médium tem um maior controle de sua faculdade e o fenômeno mediúnico acontece mais a nível mental. Nos processos obsessivos graves (doenças mórbidas causadas por Espíritos inferiores), onde a mediunidade está perturbada, podem ocorrer crises nervosas. Observa­dores de pouco conhecimento podem achar que um Espírito mau apoderou-se do corpo do enfermo. Foi esse fenômeno que deu origem às práticas de exorcismo.

Como se dá este procedimento?
‘Incorporação’ é um sinonimo, não muito adequado, para psicofonia; mas como a palavra já tem signifi­cado consagrado, vários autores continuam empregando-a; esclarecemos porém que nenhum espirito se apossa, “entra” no corpo de um encarnado, médium ou não.

A psicofonia é o fenômeno mediúnico pelo qual o médium empresta seu aparelho fonador (cordas vocais, boca etc) para emitir as frases que o espirito deseja. O contato é telepático, entre a mente do espirito e a mente do médium, através dos perispíritos de ambos.

Perispírito é uma espécie de segundo corpo que o encarnado possui, e que tem a mesma forma que o primeiro corpo, o chamado corpo físico; assim como o primeiro, o corpo perispiritual também é consti­tuindo de matéria, só que de matéria mais sutil, fluídica e cujos átomos estão em outro nível vibratório

Após desencarnar, a alma (agora espirito) perde seu primeiro corpo, mas mantém sempre o segundo.

Assim como o som necessita de um meio material (ar ou água) para sua transmissão, a comunicação do pensamento usa os perispíritos dos envolvidos, no caso, o do médium e o do espirito comunicante.

Como o contato telepático não é visível aos espectadores, é claro que, dependendo do caráter ético do médium, esse pode estar tendo uma sessão de psicofonia, como pode estar simulando uma, caracteri­zando uma fraude.

Em resumo: A mediunidade de psicofonia existe. Nem sempre uma sessão de psicofonia é real, pode es­tar havendo uma simulação da sessão por parte do médium, que nesse caso não é um médium e sim um embusteiro (*). Quando ocorre a psicofonia, o contato é via telepatia, entre ambas mentes, e o meio de transmissão do pensamento é fornecido pela atmosfera fluídica, de matéria sutil, de que são for­mados os perispíritos, do transmissor e do receptor da comunicação.

(*)Nota: Num centro espirita, há cursos para “treino” do médium que se inicia, de modo a evitar, dentro do possível, qualquer parcela de fraude a nível inconsciente. Já para evitar a fraude proposital, conscien­te, a norma do Espiritismo é “NÃO SE COBRA POR NENHUM TRABALHO MEDIUNICO”, interpretando as­sim o “Dai de graça o que de graça recebestes”.

A manifestação normalmente é telepática, porém como se dá as incorporações onde há mu­danças de fisionomia do médium, como é explicado este fenômeno?

O fenômeno de mudança de fisionomia chama-se transfiguração. Abaixo transcrevemos as informações que podem ser obtidas em O Livro dos Médiuns (Cap. VII) sobre tal assunto:

Consiste na mudança do aspecto de um corpo vivo. Aqui está um fato dessa natureza cuja perfeita au­tenticidade podemos garantir, ocorrido durante os anos de 1858 e 1859, nos arredores de Saint-Etienne.

123. A transfiguração, em certos casos, pode originar-se de uma simples contração muscular, capaz de dar à fisionomia expressão muito diferente da habitual, ao ponto de tornar quase irreconhecível a pessoa.

Temo-lo observado freqüentemente com alguns sonâmbulos; mas, nesse caso, a transformação não é ra­dical. Uma mulher poderá parecer jovem ou velha, bela ou feia, mas será sempre uma mulher e, sobre­tudo, seu peso não aumentará, nem diminuirá. No fenômeno com que nos ocupamos, há mais alguma coisa. A teoria do perispírito nos vai esclarecer.

Está, em princípio, admitido que o Espírito pode dar ao seu perispírito todas as aparências; que, medi­ante uma modificação na disposição molecular, pode dar-lhe a visibilidade, a tangibilidade e, conseguin­temente, a opacidade; que o perispírito de uma pessoa viva, isolado do corpo, é passível das mesmas transformações; que essa mudança de estado se opera pela combinação dos fluidos. Figuremos agora o perispírito de uma pessoa viva, não isolado, mas irradiando-se em volta do corpo, de maneira a envolvê-lo numa espécie de vapor. Nesse estado, passível se torna das mesmas modificações de que o seria, se o corpo estivesse separado. Perdendo ele a sua transparência, o corpo pode desaparecer, tornar-se invisível, ficar velado, como se mergulhado numa bruma. Poderá então o perispírito mudar de aspecto, fazer-se brilhante, se tal for a vontade do Espírito e se este dispuser de poder para tanto. Um outro Espírito, combinando seus fluidos com os do primeiro, poderá, a essa combinação de fluidos, impri­mir a aparência que lhe é própria, de tal sorte, que o corpo real desapareça sob o envoltório fluídico exte­rior, cuja aparência pode variar à vontade do Espírito. Esta parece ser a verdadeira causa do estranho fenômeno e raro, cumpra se diga, da transfiguração.

Quanto à diferença de peso, explica-se da mesma maneira por que se explica com relação aos corpos inertes. O peso intrínseco do corpo não variou, pois que não aumentou nele a quantidade de matéria. So­freu, porém, a influência de um agente exterior, que lhe pode aumentar ou diminuir o peso relativo. Pro­vável é, portanto, que, se a transformação se produzir, tomando a pessoa o aspecto de uma criança, o peso diminua proporcionalmente.

124. Concebe-se que o corpo possa tomar outra aparência de dimensão igual ou maior do que a que lhe é própria. Como, porém, lhe será possível tomar uma de dimensão menor, a de uma criança, conforme acabamos de dizer? Neste caso, não será de prever que o corpo real ultrapasse os limites do corpo apa­rente?
Por isso mesmo que tal se pode dar, não dizemos que o fato se tenha produzido. Apenas, reportando-nos à teoria do peso específico, quisemos fazer sentir que o peso aparente houvera podido diminuir. Quanto ao fenômeno em si, não afirmamos nem a sua possibilidade, nem a sua impossibilidade. Dado, entretan­to, que ocorra, a circunstância de se lhe não oferecer uma solução satisfatória de nenhum modo o infir­maria. Importa se não esqueça que nos achamos nos primórdios da ciência e que ela está longe de haver dito a última palavra sobre esse ponto, como sobre muitos outros. Aliás, as partes excedentes poderiam ser perfeitamente tornadas invisíveis.

49 comentários em “Como se dá a incorporação?

  1. gostava de saber mais sobre a incorporaçao,e como sabemos que estamos a receber uma incorporaçao.

    1. Graça, leia os outros artigos sobre o assunto publicados no blog.
      Cada médium tem sua forma de percepção.
      Procure uma Casa Espírita onde sinta-se bem. Nela frequente o grupo de desenvolvimento/educação da mediunidade.

  2. Errado!… a Incorporação acontece total sim. O espírito se aproxima do médium e se liga á ele através de seu chácras. Essa via permite, que a energia se eleve ao cérebro do médium tomando-o por completo. A frequencia do médium que normalmente é baixa, se torna alta… do espírito, é alta e se torna baixa… temos então, a incorporação!..

    1. Segundo toda a documentação espírita o espírito apenas “toma o comando” das comunicações. Não há possibilidade de dois espíritos ocuparem o mesmo corpo físico.

      1. Não. Não é bem assim não. Pois Kardec confirma, ou seja muda de ideia a respeito da não possibilidade da possessão, depois de ter escrito, lançado o Livro Dos Médiuns, negando( 1861, item: 241)a possibilidade de um espírito possuir o corpo do outro(ocorrer a possessão) e afirma então a seguir “ser possíveis a possessão´´, ou seja, o que popularmente convencionou-se dizer “incorporação´´.isso está bem claro na Revista Espírita, de dezembro de 1863:
        “ Dissemos que não havia possessos no sentido vulgar do vocábulo, subjugados. Mudamos de opinião sobre essa afirmativa absoluta., porque agora nos é demonstrado que pode haver verdadeira possessão, isto é, substituição, posto que parcial, de um espírito encarnado por um espírito errante.´´
        Allan Kardec
        Cordialmente Jota Pedroso ( João Pedroso ) Canoas, Rio Grande do Sul
        Estou no Facebook Grupo, qual fundei, e atualmente com 160.000 membros —> https://www.facebook.com/groups/292897057523269/

      2. Obrigado, Jota.
        Mas, como diz no seu texto, “posto que parcial”…

      3. Você, e outros tantos estão errados, se negam a INCORPORAÇÃO ESPÍRITA. A incorporação espírita, no sentido de um espírito se apossar do outro, sendo que parcialmente, é possível. O próprio mestre Allan Kardec, nos ensina, após um tempo, na *Revista Espírita(*em dezembro de 1863.), ao mudar de ideia com relação ao que havia dito antes em ***uma de suas obras( ***O Livro dos Médiuns, Allan Kardec, ano 1861, item 241.), de que não seria possível a possessão. Com o tempo, e novas informações, pesquisa, Allan Kardec, informa que são possíveis de ocorrer a POSSESSÃO de um espírito sobre o corpo de um outro, no caso de um encarnado, onde o espírito obsessor, em possessão, se substitui no lugar do espírito encarnado, de uma forma não total, porque o espírito encarnado não está liberto totalmente de seu corpo, e então o outro espírito, assume o comando do corpo do encarnado, não só da voz, mas das expressões, atitudes, bem caracterizada a possessão. Karde em a Revista Espírita, de dezembro de 1863 afirma: “DISSEMOS QUE NÃO HAVIA POSSESSOS NO SENTIDO VULGAR DO VOCÁBULO, MAS SUBJUGADOS. MUDAMOS DE OPINIÃO SOBRE ESSA AFIRMATIVA ABSOLUTA, PORQUE AGORA NOS É DEMONSTRADO QUE PODE HAVER VERDADEIRA POSSESSÃO, ISTO É, SUBSTITUIÇÃO, POSTO QUE PARCIAL, DE UM ESPÍRITO ENCARNADO POR UM ESPÍRITO ERRANTE.´´ Allan Kardec .

      4. No próprio texto que você justifica está grafaďo “posto que parcial”.
        Convém, também, considerar…

    2. Amigo,isso demora acontecer? pois estou me desenvolvendo e este é o meu conflito.
      Tenho tanta fé! porém tenho muito medo da situação da não total imcorporação acontecer, isso me deixa insegura em relação a mim mesma .

    3. gostaria de saber onde fica a fábrica de espirito, no princípio eram poucos
      seres humanos agora somos bilhões de seres, no futuro seremos ainda mais e mais por tanto haja espirito não é mesmo

      1. Sugiro a leitura do livro dos espíritos – Allan Kardec. Lá fala sobre a criação dos espíritos.

        Não se dá o peixe, e sim ensina-se a pescar.

        abraços

      2. Olá amigo, o que ocorre é que o médium recebe passes sobre o chakra coronário fazendo com que a epífase produza um hormônio chamado melatonina, e ésta tem um efeito sedativo sobre os neurônios do cortex cerebral no qual é responsável pela fala ficando sedada. Há então a aproximação do Espírito que irá se manifestar e é feito a ligação perispiritual através do chákra laringeo, o Espírito faz uso do sistema fonador do médium e se comunica. Não há incorporação e sim envolvimento mediúnico. Abs.

  3. Como insegura?
    Quem disse que a mediunidade apenas se manifesta através da incorporação?
    Você está frequentando alguma Casa Espírita? Que tipo de orientação você está recebendo?
    Já fizeste a leitura/estudo dos livros básicos da Doutrina Espírita?

  4. Rosires, o texto deste artigo é esclarecedor sobre este aspecto. NÃO existe incorporação do Espírito no corpo físico do médium.

    Leia mais sobre este assunto em Técnicas de Mediunidade de C Pastorino. Voce pode baixar o livro na internet.

  5. Estou frequntando os estudos de um centro espirita, e sempre que participo de treinamentos fico muito mal, sinto dores que não são minhas e passam a medida que o doutrinador falo comigo. Contudo consigo relatar apenas o que sinto, como angustia, raiva, saudade, dor, sem conseguir espor um pensamneto que venha do espirito que imcorporo. Por que isso acontesse?

  6. Renato, cada pessoa tem um desenvolvimento próprio. Os caminhos são um pouco deiferentes mas, acho que algumas coisas você pode fazer.

    Uma delas, muito importante é o Evangelho no Lar. Se você não sabe como fazer te mando uma orientação mais detalhada.

    Outra coisa, que MUITOS médiuns em desenvolvimento relaxam ou não são orientados adequadamente é quanto à alimentação. Nos dias de trabalho espiritual devem ser abolidos a carne vermelha, fumo, sexo e, na medida do possível evitar aborrecimentos. Ler uma página de um livro epírita ajuda no preparo.

    Quando chegares ao Centro, para o desenvolvimento, procure o refúgio de uma prece com tuas próprias palavras, como se estivesses conversando com teus amigos espirituais, pedindo orientação e acompanhamento.

    E, siga em frente!

  7. Olá amigos, gostaria de compartilhar um pouco o meu conhecimento. Incorporação do modo que se diz não existe, o que na verdade acontece é o contato mental da entidade com seu aparelho (médium) e nisso a comunicação e a transfiguração do mesmo. Logo no início do meu desenvolvimento fiquei muito receoso com a incorporação, mais com muito estudo e disciplina pude confiar mais nas minhas entidades e colaborar mellhor com os trabalhos quando incorporado.

    Abraços.

    1. Anderson agradecemos a visita e convidamos à leitura dos demais textos publicados sobre o tema.
      Permita-nos, no entanto, discordar do uso do termo “aparelho” qye usastes pois o mesmo não é utilizado na Doutrina Espírita que professamos.

  8. Olá queridos amigos Espiritas, será que todas essas opiniões a respeito da incorporação, da mediunidade não estão corretas, ao meu ver cada um tem uma ESPIRITUALIDADE individual, cada um num grau de evolução diferente do outro, cada um com seus compromissos espirituais para realizarem sua tarefas de ajuda aos irmão carentes de auxilio espiritual.
    Fé e coragem na caminhada de cada um de vocês.
    Abraços Sue Borges.
    email para contato – sueellyborges@hotmail.com

  9. ola, meu nome e Valeria. estou no centro a 3 anos
    , só agora incorporei, mais foi rápido só que faz um mês e não incorporei
    mais . mais sinto a minha entidadetidade,por que começo a tremer as mãos e os pês. o que vocês pode me dizer sobre isso

  10. Valéria, muitas vezes isto pode acontecer com o médium em início de desenvolvimento.
    Consulte o dirigente da reunião ou o responsável pelo desenvolvimento dos médiuns no Centro que você frequenta.
    Ele saberá como te orientar durante as reuniões de estudo ou desenvolvimento.
    Ele sempre será o melhor orientador pois está junto de ti.
    Um fraterno abraço.

  11. ” Na verdade ja frenquento o centro a 8meses e ja incorporei varias vezes, fico insegura com isso, pois ha pessoas qua la ja frequenta a 4 ou 5 anos e nunca incorporou, a orientação que tenho é que cada um tem seu desenvolvimento espiritual. Tudo depende da sua fé, para se obter uma incorporação sem medo é preciso a pessoa firma a cabeça naquilo que procura, voçe pode achar que nao mais sua entidade esta ali do seu lado sempre, é preciso so que voçe foque nela.
    uma dica, quando chega alguma linha( ex: caboclo) e sinto a presença da entidade, sempre fecho meus olhos, e tento construir uma imagem de uma índio na mata, automaticamente essa imagem vai se aproximando e te dando mais segurança na incorporação, nao se importe com nada ao seu redor, so se entregue, nao fique com medo, pois seus irmaos de fé sempre estara ao seu lado pra te dar apoio.

    bom é isso!!

  12. se há incorporação total ou não, isso seria útil saber? não sei talvez sim, mas enquanto continuo com esta dúvida, me permito fazer uma observação. o proposito das comunicações acredito eu seja a importância da mensagem, o quento ela ajudara em nosso progresso espiritual. oque seria dos analfabetos se precisassem ler para ser alguma coisa? no entanto vemos indivíduos sem instruções e nem por isto se detém em especulações metafisicas.

  13. digo não se detém, no sentido de que, mesmo sem formação acadêmica continuam a ser oque a natureza lhes proporcionou, porque pelo que se vê mediunidade não depende de compreender os possessos doutrinários desta ou daquela doutrina, mediunidade é algo interessante no sentido de vivencia-la mesmo sem os dogmas de uma doutrina. não digo que não seja proveitoso estudar, é claro que é muito bom. mas se deter, num debate por conta de um ponto de vista pode ser a meu ver algo limitado.

  14. Há uma certa disputa por definições, entre as diversas correntes da área espírita, mais, pelos sentidos que dão ás palavras do que aos seginificados que possuem. Na verdade, parecem dizer coisas diferentes, quando todos estão dizendo a mesma coisa. A incorporação, dá realmente o sentido de que um espírito ocupa o lugar no corpo físico de outro. Essa ocupação, na verdade não acontece. A ligação é psiquica (mente a mente) mas, o corpo reage como se estivesse “tomado”. Gestos, defeitos físicos, modo de andar, timbre de voz, modos de falar, sotaques, grafia e assinaturas…. tudo leva a crer que, realmente, no corpo físico houve uma substituição espiritual. Porém a ligação é apenas mental. Sendo assim, durante o período em que exerce esse domínio que altera o comportamento do médium, que o força a fazer coisas diferentes do seu próprio comportamento natural, não significa um domínio? E, isso não é uma forma de poder sobre o corpo do médium? Agora deixemos de disputas literárias porque tem pessoas que sentem sintomas e precisam ser melhor orientadas…. Vocês que declararam possuir sintomas, não devem se preocupar! Incorporando ou não o seu corpo, o efeito da incorporação ou psicofonia, ou qualquer outro nome que venham a dar, é breve e terminará logo a seguir. Você reassumira o controle de seus atos e da sua personalidade. Eu só gostaria de aconselhá-los, que busquem auxílio em uma casa, ou da linha umbandista ou da linha espírita. Evitem que ocorra quando estiver em casa, principalmente se estiverem a sós. Para desenvolver essa “qualidade” é necessário pessoas que possam auxiliá-los. Escrevi “Evitem que ocorra” , porque os fenômenos mediúnicos, com exceção da visão e da audição, todos os demais, dependem de sua permissão para que ocorram.
    Não deixem de instruírem-se, nem percam a oportunidade do desenvolvimento. Muitos gostariam de ter essa possibilidade e não a possuem. Não se arrependerão. O trabalho espiritual é árduo, mas de uma gratificação incomparável. Muita Paz!

  15. Valmir, de uma certa forma até concordo contigo. Cada médium é um intermediário e, também, cada espírito é um comunicante específico. Não há como traçar uma “receita de bolo” para este assunto, mas a teoria é tão importante que sem ela o conceito de “incorporar” tem sido mantido até hoje em muitas Casas Espíritas e isto, simplesmente NÃO EXISTE!
    Sou moderador de uma Casa Espírita e entendo que a teoria, por exemplo, o Estudo do Livro dos Espíritos é tão necessário para o conhecimento do teu intermediário nestas comunicações e sem ele “formam-se” médiuns que nem sabem o que é “comunicar-se com espíritos” que acham que é apenas deixar-se fazer ruídos e balanços que estamos prontos para este intercâmbio.

    Não concordo contigo quando dizes que é “importante ir a outros centros” e misturas a Doutrina Espírita com práticas espiritualistas como umbanda e candomblé. Para os estudiosos da Doutrina isto não faz sentido.

  16. adorei as informaçoes estou me desenvolvendo e nao tenho confiança na encorporacao tenho medo de estar sendo influenciada pois cinto a entidade fico me tremendo toda tenho espasmos musculares que nao consigo controlar porem nao tenho confiança nas entidades eu queria mesmo uma oraçao ou um ritual para que eu possa entrar em sintonia com a entidade .

    1. Eu sinto as mesmas coisas fico me arrepiando,não consigo controlar minhas partes musculares.me ajuden por favor!!!!

  17. ADOREI o site… Comecei a ir no Centro Espírita e desde então comecei a ter muitas dores de cabeça, sensações estranhas, acredito que isso não seja normal, como posso melhorar isso? Ainda tenho um certo receio de conversar sobre o assunto com o doutrinador do Centro, tenho um amigo que frequente o Centro e ele tem me ajudado muito, mas não gosto de ficar a todo momento ter que ficar levando os meus problemas para esse meu amigo.

  18. Olá! Não devemos nos limitar ao Pentateuco (obras básicas). Allan Kardec nos deixou várias obras que não lidos, perdemos a riqueza da Doutrina Espírita, (peço que busquem nos livros informados, o assunto é grande) no Livro dos Espíritos questão 473, Livro dos Médiuns segunda parte cap. XXIII ítem 241 nos diz uma coisa, já no Evangelho Segundo Espiritismo temo no Cap X ítem 6 e na coletânea de preces ítem 81 tem duas palavras que intrigam, (leiam e saberão)e continua na Gênese Cap XIV – itens 45 a 49. Mas é na Revista Espírita de 1863(dezembro) que vemos o que acontece na pratica. Bom estudo a todos.

  19. Bom dia, pessoal. Paz do Senhor estejam com todos vocês. Eu sou iniciante no Espiritismo, desde 2003, mas passei um tempão sem frequentar. Retome faz um dois meses. Orientaram-me a ler a Codificação do Espiritismo, mas não consegui encontrar livros aqui na internet, só encontrei uma palestra de Divaldo Franco. Esse livro existe?

  20. “….termo não existe incorporação, pois nenhum Espírito conseguiria tomar o corpo de outra pessoa………”assim como contra os livros de kardec não há argumento tambem contra fatos vividos também não há. Minha vó incorporava, ela era uma mulher simples, mal sabia escrever, era umbandista, ela detestava bebida alcoólica, e me lembro dela reclamando com a dona do terreiro, de ter deixado o espírito que incorporou nela ter usado seu corpo para beber meio litro de cachaça ypioca, ela só descobriu por que falaram pra ela. Anos depois, ela saiu da religião, e antes de falecer eu perguntei a ela como era a mediunidade dela, ela me disse que sentia o corpo afundando e que depois apagava, e que as pessoas contavam o que tinha ocorrido. Também tem o caso da minha esposa, assim como eu, ela não gosta de religião e nem de doutrinas, também simples, do interior nordestino pernambucano, o mais marcante foi ela incorporar um espirito que hablavas espanhol, ela nunca estudou espanhol, e as vezes eu tinha dificuldade de entende-lo, ele me contou quando vivo ele era muy rico, tinha namoradas muy guapas, porém ao morrer ninguem esperou por ele do outro lado, pois ele viveu a vida somente pra trabalho e boemia, e não construiu laços emocionais. Era engraçado ver minha esposa falar incorporada em outras ocasiões sem o constante do sotaque vissi e o “di”, e incorporar outros sotaques antigos até o vós me cê eu tive que encarar, sem ela ter consciência do que estava ocorrendo.

    Sei que pode haver mil explicações pra isso, só postei por que sei que existem pessoas que incorporam, as vezes contra a sua vontade, não é possessão pois não é de forma permanente, independente do que esteja escrito, elas vão ter que escolher no que confiar, eu escolhi confiar nas pessoas com quem convivo e confiar em mim mesmo e em Deus, eu segui o meu coração e não me arrependi. Tenho meu trabalho, tenho fé em Cristo e sou muito feliz com a minha esposa e filhos, como não há necessidade, ela não incorpora há mais de dois anos, pra falar a verdade ela detesta incorporar, ela reclama dizendo que não tem obrigação nenhuma de dividir o corpo dela com espíritos.

    Desejo a todos muitas felicidades, fé e equilibrio.

  21. olá! tenho um amigo que quando eu e ele saímos para curti festa ” bebe bebidas alcoólicas “. eleas vezes incorpora algum espiritos, e ele sempre vem me agredir… o que devo fazer com ele? ou melhor como ajuda-lo?

  22. Ola…
    Sou flavio de BH.MG.
    Eu tive uma experiencia de posseção ,algo dentro de mim me fez procurar uma casa de umbanda,pois.estava com pensamentos relacionados à pomba gira…fui atendido por vovó conga e ela me disse que eu tinha mediunidade…tomei um banho espiritual mas ela disse que eu teria um sacudimento pra fazer…
    O que vc me aconselha ?

    1. Procure uma Casa Espírita onde se sinta bem. Converse com o dirigente. Ele certamente vai te orientar melhor.
      Aceite um fraterno abraço.

  23. Ninguém pode afirmar não haver a possessão ( a incorporação Espírita ) contrariando as próprias obras fundamentais, básicas de Allan Kardec, alegando que no texto diz “parcial´´, porque a pessoa não tem o conhecimento do tamanho que seja essa *parcialidade. Outra coisa, nem sempre seria “psicofonia´´, mas em verdade preconceitos de alguns, que veem outros dizer algo, e acham bonito aquilo, e saem repetido a, e multiplicando inverdades, porque o Espírito, numa possessão ( incorporação ), não atua somente pela fala no corpo do individuo encarnado, mas também, por gestos, expressões e ações várias, inclusive agressivas até. Ao negar esses fatos, e dizendo o contrario, a pessoa está em verdade ensinando desvios, pois que contraria, o próprio Allan Kardec, e também a Léon Denis, que em seu livro No Invisível, editado e distribuído pela própria Federação Espírita Brasileira, ensina sobre a “INCORPORAÇÃO´´, no capitulo XIX, página 249, 19ª edição FEB, está:“No corpo do médium, momentaneamente abandonado, pode dar-se uma substituição de Espírito. É o fenômeno das INCORPORAÇÕES. ´´ *Por favor, examinar as fontes do que é dito, só assim para aprendermos. Para mais esclarecimento, em meu grupo no Facebook: DOUTRINA ESPÍRITA – ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC https://www.facebook.com/groups/292897057523269/ ou em meu perfil no Facebook: João Pedroso ( Jota Pedroso )

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