A Oração nos Salmos

Os Salmos eram freqüentemente mencionados nas orações de Cristo. Aprendeu-os de cor, sentado no colo de seus pais. Os Salmos são os clamores de nossos corações, quando Deus parece distante ou mesmo ausente. As orações de Cristo, dependurado na cruz, são cheias de sofrimento e angústia reais. “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Salmos 22:1)

Os Salmos nos oferecem palavras de oração para os momentos mais difíceis e atemorizantes, quando nos sentimos desamparados. São um verdadeiro livro universal de oração para as horas de louvor, lamento, arrependimento e até mesmo de vingança. Aí encontramos palavras para confessar nossas fraquezas, celebrar momentos de alegria e fazer declarações de fé. Aprendemos a orar por aqueles que amamos. Eles nos ensinam a orar pelos nossos inimigos.

Você, às vezes, não encontra as palavras adequadas para orar? Pois experimente os Salmos. Existem 150 Salmos escritos por gente de carne e osso, passando por momentos que São João da Cruz chama de “a noite escura da alma”. Por séculos, as pessoas têm molhado com suas lágrimas as páginas deste adorado livro de oração por terem encontrado aí esperanças para todas as circunstâncias.

Você anseia por louvar a Deus? Uma boa amostra de alimento espiritual é a leitura dos Salmos 111 – 118. Uma doxologia maravilhosa encerra o livro de oração com os Salmos 145 a 150. Louve o Senhor. Aleluia!. Amém! O louvor redime os oprimidos, até mesmo os curvados pelo peso das dificuldades.

As lamentações são a “espinha dorsal dos Salmos”. Uma boa amostra desses lamentos pode ser encontrada nos Salmos 13, 22, 39, 88, 130. São verdadeiros gritos do coração.

Vingança e ódio são também emoções muito reais. Há orações bíblicas que mostram os corações de homens sinceros clamando a Deus. Esses sentimentos trazem-nos desconforto, mas são reais. Deus os conhece e esses Salmos nos ajudam a orar para vencer “a noite em nossas almas”. Os Salmos 10, 58, 69, 109, 137 espelham muito bem esses tipos de sentimentos. Muitos foram escritos pelo venerável Rei Davi, que ficou conhecido como o homem que “refletia o coração de Deus”.

Ódio e amargura precisam ser tratados pela oração, a fim de serem curados. Experimente fazer isso em seu quarto de oração. Entregue esses sentimentos a Deus. Só Deus é capaz de ouvir nossas confissões sinceras.

As orações que buscam o perdão divino e que demonstram nosso arrependimento são essenciais para as nossas almas! As primeiras igrejas cristãs reconheceram rapidamente a validade dessas orações para a vida de fé. As mais conhecidas são as orações dos Salmos 6, 32, 38, 51, 102, 130 e 143. Muitas pessoas em todo o mundo lêem esses Salmos durante o período do Jejum do calendário cristão que precede a Páscoa. Entretanto, eles são apropriados a qualquer dia do ano! A confissão é benéfica para a alma! É essencial para a cura da alma. Sem a confissão, distanciamo-nos do Amado que nos criou.

Todos os que lêem os Salmos enriquecem-se com a abundância do alimento espiritual que ali se oferece. Esteja a humanidade em regozijo ou sofrimento espiritual, os Salmos são uma fonte inesgotável de sabedoria e de orações comprovadas através dos séculos. Os Salmos são um belo livro de orações.

Há muitos planos de leitura da Bíblia. Alguns leitores gostam de folhear os Salmos. Para outros, o desejável é fazer uma leitura completa desse livro. Se você ler cinco Salmos por dia, este livro de oração pode ser lido inteiramente em um mês. “Um por dia” é o nome de um suplemento vitamínico muito popular nos EUA. Se você ler um Salmo diariamente, como se fosse uma vitamina espiritual, em um ano terá lido duas vezes essa coleção inteira de orações.

Bom apetite!

Anúncios

Um pensamento sobre “A Oração nos Salmos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s