Evocação de espíritos 2

08ago09

Dificuldades nas evocações
Allan Kardec coloca alguns obstáculos às evocações dos Espíritos. Diz, por exemplo, que os médiuns que atendem às evocações precisam ter certa flexibilidade mediúnica. O problema, segundo ele, está nas relações fluídicas que a entidade evocada precisa estabelecer com o médium, para que exista a comunicação. Isso, no entanto, não deve constituir em impedimento à prática. A experiência tem demonstrado que o medianeiro normalmente recebe mensagens de variadas categorias de Espíritos desencarnados. O próprio Kardec ensina que aqueles que trabalham apenas com um certo tipo de entidade estão muito próximos da obsessão, pois o normal é que o médium estabeleça intermediação para certa variedade de manifestantes.

Essas variações naturais fazem com que, numa equipe de vários trabalhadores, seja possível contar com uma flexibilidade mediúnica capaz de fazer das evocações uma prática rotineira nos centros espíritas.

No Movimento Espírita acontece ainda um sério agravante: os médiuns são condicionados a se limitarem em sua capacidade de trabalho. A causa disso está no excesso de zelo e na inadequada e estranha interpretação da humildade que os dirigentes de reuniões mediúnicas impõem às equipes de médiuns. Há muitas pessoas em condições de produzir satisfatoriamente no campo da mediunidade; entretanto, caem na improdutividade por falta de orientação adequada.

Outra colocação feita pelo Codificador, e que merece atenção, é o fato das equipes que se prestam às evocações serem procuradas por interesses particulares. Ele diz que só com reservas esses pedidos devem ser atendidos, evitando que o médium se transforme em instrumento de consultas. O serviço de evocação demanda sobriedade e bom senso.

A última ressalva feita pelo Mestre Lionês trata dos médiuns iniciantes e das equipes despreparadas. Ele aconselha que os novatos não evoquem os Espíritos, por causa da inexperiência que naturalmente são portadores. Só a certeza do grau de maturidade da faculdade dos médiuns envolvidos no serviço de intercâmbio e dos Espíritos que assistem uma equipe mediúnica poderão garantir segurança e fidelidade nas evocações de desencarnados.

Quais Espíritos podem ser evocados
Pode-se evocar qualquer Espírito, seja qual for o grau da escala a que pertença: os bons, os maus, os que viveram recentemente e os que viveram em épocas remotas, disse Allan Kardec. A Codificação é clara quando diz que é possível inclusive evocar os Espíritos maus, procedimento comum e rotineiro nas sessões de desobsessão das casas espíritas bem orientadas.

Não há qualquer inconveniente no procedimento de evocação dos Espíritos quando se trata de um fim sério. Caso a evocação seja feita com leviandade, os evocadores poderão cair sob o domínio dos Espíritos inferiores. Porém, os grupos bem orientados não terão dificuldades para lidar com as evocações, nem com as manifestações espontâneas.

O Livro dos Médiuns apresenta um capítulo inteiro dedicado às evocações. Nele, não se encontra nenhuma referência negativa ao procedimento de evocação, a não ser os cuidados que uma equipe deve tomar para fazê-lo. O Codificador afirma textualmente que as duas maneiras de agir (manifestações espontâneas e evocações) têm suas vantagens e só haveria inconveniente na exclusão de uma delas. O que fundamenta a idéia de que se um centro espírita deixar de utilizar uma das duas formas de manifestações sofrerá prejuízos evidentes no seu trabalho doutrinário.

O dirigente consciente precisa buscar um estudo metódico do Capítulo XXV, de O Livro dos Médiuns, que trata a questão de forma madura e sensata.

continuará…



No Responses Yet to “Evocação de espíritos 2”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: