Espírito e matéria

11jul09

“Sendo Deus criador de todas as coisas, a razão exige concebe-lo sempre ativo. Por mais distante que figurarmos o inicio de sua ação, não podemos admiti-lo ocioso, um momento que seja.”

“Do nosso ponto de vista definimos a matéria como sendo o que tem extensão, o que é capaz de nos impressionar os sentidos, o que é impenetrável. Porem a matéria existe em estado que ignoramos. Pode ser tao etérea e sutil que nenhuma impressão nos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria.”

“O Espirito é o principio inteligente do Universo e a matéria é o agente, o intermediário com o auxilio do qual e sobre o qual atua o Espirito.”

“A inteligencia não é sinonimo e sim atributo do Espirito. Ambos se confundem num principio comum.”

“O Espirito e a matéria são distintos um do outra, mas a união do Espirito e da matéria é necessária para intelectualiza-la. Essa união é indispensável a nos, porque não temos organização apta a perceber o Espirito sem a matéria.”

“Pode-se conceber, pelo pensamento, o Espirito sem a matéria e a matéria sem o Espirito.”

“Ha’ dois elementos gerais no Universo; a matéria e o Espirito. E acima de tudo, Deus, criador de todas as coisas. Deus, Espirito e matéria, constituem o principio de tudo que existe. São a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o Espirito e a matéria, propriamente dita, por demais grosseira para que o Espirito possa exercer ação sobre ela.”

A matéria não é inteligente; o principio inteligente independe da matéria. A origem de ambos é desconhecida; estão porém subordinados à lei geral, a uma inteligencia suprema – Deus.

Podemos definir quando a matéria foi criada?
A ciência tem apresentado a teoria do Big bang,como sendo a explicação mais provável para o surgimento do Universo: a explosão de uma proto-matéria, altamente condensada, teria espalhado um material cósmico em forma de plasma, que através de uma adensação vem formando ao longo de seus 15 a 20 bilhões de anos o que conhecemos hoje por Universo. A Doutrina Espírita tem nos ensinado que, seja qual seja o fenômeno ocorrido para o surgimento do Universo, sua origem está no Criador.

Assim como a ciência não pode precisar o momento inicial da cosmogênese, assim também os espíritos, prudentemente, adiantam que, embora não conhecendo este inicio, Deus jamais deixou de operar, (O Pai trabalha até agora e eu trabalho também…Jesus-Jó 5,17), o que de alguma forma, remete o princípio das coisas (assunto abordado no Livro dos Espíritos 11), para uma indefinição, a qual humildemente devemos nos curvar.

Baseado na resposta da questão 22, temos conhecimento hoje de outros estados da matéria ?
Antigamente se pensava em apenas 3 estados da matéria, o solido, o liquido e o gasoso. Com a descoberta da eletricidade e do magnetismo notou-se que outros estados poderiam existir.

A ciência nos informa sobre um tipo de matéria, o Plasma, onde as partículas subatômicas estão de tal forma aquecidas que as leis que vigoram para a matéria comum, tornam-se caóticas, ali. Temos também a informação dada pelos espíritos a respeito de uma outra dimensão material, que ordinariamente chamamos de dimensão extra-física, onde a matéria, de tão sutil e etérea, está absolutamente sujeita ao império das forças mentais.

O que é princípio inteligente?
O principio inteligente é o elemento geral do universo (elemento inteligente) de onde, com o transcorrer dos evos, os mecanismos da evolução promoverão o surgimento do espírito.(Q,79-LE)

O princípio inteligente poderá ser entendido, também, como o estágio inicial de desenvolvimento do espírito propriamente dito, também conhecido como Mônada Divina ou Mônada Celeste (Martins Peralva – Estudando a Mediunidade).


Quais os elementos gerais do universo?

– O espírito, como elemento geral inteligente, não ainda individualizado;

– A matéria, que, da mesma forma, como elemento geral recebe o nome de Fluido Cósmico Universal;

– Deus – o Incriado. O principio de todas as coisas.

Qual o papel do fluido universal nas relações entre espirito e matéria?
Pelo processo encarnatorio, os Espíritos unem-se a corpos materiais, para cumprirem um destino na crosta planetária, de acordo com suas necessidades evolutivas. Essa união se realiza pela intermediação de um elemento fluídico, extraído do fluido universal encontrado em cada globo – um corpo energético denominado PERISPÍRITO, formado de um estado de matéria sutil e etérea, a que se refere a questão nº22 do Livro dos Espíritos.



No Responses Yet to “Espírito e matéria”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: